COMO SABER SE MINHA ENTREVISTA DE EMPRESA CORREU BEM

Recentemente deparei-me com o artigo “5 Signs Your Job Interview Went Well”, ou, em tradução livre: “5 sinais de que sua entrevista (de emprego) correu bem”, de Keyede Erinfolami, publicado em 25 de janeiro de 2022, no site: https://www.makeuseof.com/signs-job-interview-went-well/amp/ e visitado em 30 de maio de 2022.

Depois de ler esse artigo, um pensamento surgiu em minha mente: “muito raramente recebemos uma informação imediata sobre nosso desempenho em uma entrevista de emprego ou se despertamos o interesse do recrutador em nós”, e, depois outro: “e, raro dentro do raro, é um “feedback” honesto”.

O autor propõe cinco sinais que sugerem se uma entrevista de emprego foi bem sucedida. São sinais simples e intuitivos, mas, de fato, relevantes.

Minha proposta para este artigo não é simplesmente traduzir o texto do autor (que você pode encontrar na referencia acima), mas enriquecê-lo a partir de minha experiência profissional.

Os cinco sinais são:

1 – O primeiro e mais evidente sinal de que uma entrevista “correu bem” é a sensação de que houve dialogo com o entrevistador e não somente respostas às suas perguntas. É natural que o entrevistador tenha uma agenda de perguntas previamente elaboradas e você deve supor que ele vai se agarrar a elas – e vai mesmo – caso você não seja capaz de transformar esse “algoritmo” num dialogo. Lembre-se de que o seu objetivo é fazer com que entrevistador forme uma opinião positiva sobre você, no pouco tempo que dispõe para te entrevistar.

Porém, cuidado!: não pareça arrogante, nem tente conduzir a conversa. Esclareça as duvidas do entrevistador, mas limite-se ao necessário. Não avance para assuntos não abordados porque você se tornará enfadonho falando sobre algo que o entrevistador não quer, ou precisa ouvir.

  1. Em geral, o entrevistador dispõe de meia hora para formar uma opinião sobre você, e se a conversa estender-se além desse tempo, ótimo, sua história esta despertando interesse.

Cuidado!: não tente esticar a conversa para que dure ao menos trinta minutos. Ninguém arrasta uma conversa ruim e pode ficar pior se o entrevistador perceber essa intenção, porque, certamente, vai consolidar uma opinião negativa sobre você.

  1. Fui convidado a conhecer outros membros da equipe. Em geral, isso indica que o entrevistador já formou uma opinião favorável sobre você e está procurando validá-la com seu time. Mas, não ser convidado não indica, necessariamente, que uma opinião desfavorável foi estabelecida.
  2. Fui convidado a conhecer o local de trabalho e isso pode ser um indício de que o entrevistador quer impressionar você, porque já te considera na equipe e não quer perde-lo. É razoável crer que seu entrevistador sabe que você tem outras entrevistas marcadas e, com esse movimento, quer demovê-lo de participar das demais e garanti-lo em seu time. Em geral, esse convite vem em adição ao anterior.
  3. Ao final da entrevista, o entrevistador adiantou-me me os próximos passos para concluir o processo de contratação. Em geral, esse é o tipo de informação só é compartilhada com quem foi visto com interesse e tem chances reais de conseguir a vaga.

Então, se minha conversa foi um dialogo que se estendeu por um tempo maior que o usual e fui convidado a ir ao local de trabalho para conhecer outros membros da equipe e, ao término, me disseram quais são os próximos passos, posso sair gritando gol!

Opa! Cuidado ai! Tudo mundo sabe que não se grita gol antes da bola balançar as redes. Minha sugestão: se você viu esses sinais em sua entrevista, ótimo! As chances são boas, muito boas, aliás, mas espere o telefone tocar.

Fernando Arthur Cavazzoni junior
MENTOR

Compartilhar