A FUNÇÃO QUALIDADE

A função Qualidade é um conjunto de atividades que devem ser desenvolvidas numa organização empresarial como forma de assegurar a constância dos resultados, sejam produtos ou serviços, entregues ao cliente.

É comum que essas atividades sejam exercidas por uma estrutura hierárquica específica nas empresas, mas não há nenhuma obrigatoriedade nisso. Atualmente nota-se uma tendência de migrar essas atividades para o cotidiano de outras estruturas hierárquicas como Produção (ou Execução em serviços) e Projeto de novos produtos e serviços como forma de redução (inteligente) de custos.

Atividades como inspeção e auditoria vêm sendo integradas aos meios de Produção (ou Execução em serviços) por meio da digitalização. Máquinas autônomas são capazes de medir características do produto e parâmetros de processo, avaliar o resultado obtido e imprimir autocorreção de modo que as saídas tenham constância em sua qualidade. O mesmo ocorre com meios de atendimento automático, por exemplo: assistentes virtuais, capazes de “aprender com o atendimento” e corrigir etapas de seu algoritmo sem interferência humana.

Vale ressaltar que a função qualidade não existe para:

1 – Formar um esquadrão de pessoas para serem os donos da qualidade;

2 – Estabelecer uma função de policiamento, pronta para “identificar culpados”;

3 – Manter pessoas trabalhando com foco exclusivo na detecção de defeitos ou seleção de produtos;

4 – Ser uma barreira que garanta imunidade aos clientes contra defeitos e problemas;

5 – Ser somente mais uma tarefa entre muitas.

A tabela a seguir expõe as mais conhecias atividades da função Qualidade:

Controle da QualidadeTer processos e produtos ou serviços controlados ou regulamentados para cumprir requisitos de qualidade, (QC);
Qualidade AsseguradaTer atividades sistemáticas sendo planejadas, incluindo soluções de TI, para fornecer o nível de confiança de produtos ou serviços para atender a determinados requisitos, (QA);
Sistema da QualidadeDefinir formas onde os meios dos processos, planejados para realizar produtos e/ou serviços, serão organizados em uma abordagem sistêmica para alcançar e gerenciar a constância na qualidade das entregas projetadas, (SGQ);
MétricasTer recursos de medição significativos e precisos, incluindo métricas de desempenho de saída de processos, características definidas de produtos e serviços em todos os seus meios de desenvolvimento e produção ou execução, entrega e vida útil e metrologia, (MSA);
InspeçãoTer o nível de fiscalização necessário com o qual o valor agregado possa ser entregue à cadeia de atividades planejadas para a realização de produtos e serviços, (CQ);
TreinamentoTer uma abordagem sistêmica para os processos de desenvolvimento de pessoas, incluindo, mas não se limitando a: cultura, valores, treinamentos, avaliações, pesquisas de clima, coaching, desenvolvimento de lideranças e definição de papéis e responsabilidades;
AuditoriaTer uma forma independente de verificar, mensurar e reportar o quanto a organização está aderente aos procedimentos definidos e estabelecidos, incluindo fornecedores, com os quais os meios estão saindo os produtos e serviços, e também uma forma independente de verificar, mensurar e reportar como os produtos e serviços estão em relação aos requisitos de design e uso pretendido;
ConfiabilidadeTer meios para determinar o nível de confiança na vida útil esperada de um produto e de cada um de seus componentes, incluindo a probabilidade de um desempenho adequado em relação às características exigidas, para produtos e serviços, ao longo do tempo de uso;
Solução de ProblemasTer uma abordagem sistêmica para melhoria contínua, excelência e desenvolvimento organizacional e solução de problemas para manter a sustentabilidade e longevidade da organização;
Cadeia de SuprimentosGerenciar ou supervisionar as atividades que garantem que fornecedores de alta qualidade sejam selecionados e que as peças e materiais adquiridos recebidos sejam aceitáveis ​​em grau, pontualidade e outras características.
DesenvolvimentoTer cada um dos tópicos acima incorporados ao desenvolvimento de novos negócios, incluindo, mas não limitado a: novos produtos e serviços, expansões de instalações, aquisições, joint ventures e associações para fornecer gerenciamento adequado do ciclo de vida dos negócios.
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